Airbus A380 tem seu fim oficialmente decretado

Golpe final no projeto que já vinha mal das pernas foi a substituição das encomendas feitas pela Emirates, maior cliente.

Airbus comunica oficialmente fim da produção de novos A380.
A francesa Airbus comunicou a clientes e a imprensa no último dia 14, o fim da produção de novos modelos de Airbuses A380, o maior avião de passageiros do mundo já produzido. Motivo maior foi a desistência da Emirates de comprar novos modelos, optando por outras aeronaves menores e mais econômicas.

“Não temos nenhuma base para sustentar a produção, apesar de todos os nossos esforços de vendas para outras companhias aéreas nos últimos anos”, disse o CEO Tom Enders à CNN.

Foram entregues, desde o lançamento a 14 anos, 234 aeronaves, menos de 1/4 do que a empresa previa vender. Só a Emirates tem 100 A380 em sua frota. Dependendo da configuração, ele pode comportar mais de 800 passageiros.

“O anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo”, disse Enders. “Mas os A380 ainda voarão por muitos anos e a Airbus continuará apoiando as operadoras do A380”.

Comentários