Aqui vai um tutorial rápido de como usar o VOR!
Sintonize no NAV1 e no NAV2. Após sintonizar, você deve ouvir o código morse e também seus instrumentos podem mudar, ficando assim:
Este é o OBS. A agulha central é fixa em cima, enquanto que se move embaixo, indicando sua posição em relação à radial.
O indicador FROM/TO define se você está indo para, com a seta para cima, ou se distanciando do VOR, com a seta para baixo.
Com o VOR sintonizado, você agora vai identificar a radial que quer usar para se aproximar. Em IFR, você encontra a radial nas cartas de aerovias ou cartas de aproximação. No VFR, você toma a radial considerando que se você estiver indo em direção ao VOR , e ela está ao seu Norte, você tem que seguir a radial 180º. Saindo do VOR na mesma proa, sua radial passaria a ser 360º.
Pense na radial como uma estrada e na agulha central como a faixa central da pista. Enquanto você estiver a direita da pista, a faixa central vai ficar mais à esquerda, e vice-versa. Corrija sua posição de acordo com o que mostrar no OBS.
A medida que você estiver se aproximando da estação VOR, pequenas alterações da proa vão alterar mais a agulha central.
Siga nossa Página e participe do nosso Grupo no Facebook!
O DME é um equipamento que, entre outras funções, te mostra a aproximação da estação VOR em Milhas Náuticas (Nm). Ele é configurado usando a mesma frequência do VOR setado acima.
É isso o que precisa para navegar corretamente com os instrumentos VOR.
É o primeiro tutorial de navegação que escrevo, por favor avaliem e me deem sugestões para os próximos! Boas navegações e ótimos voos!
Sintonizar o VOR
Você pode usar o VOR em VFR e IFR, para isso só consultar a frequência do VOR que deseja interceptar.Neste caso, o VOR CURITIBA tem frequência 116,50, tem o código CTB também descrito em código morse ao lado. |
Os rádios NAV1 e NAV2 a direita, e os instrumentos OBS à esquerda |
Sintonize no NAV1 e no NAV2. Após sintonizar, você deve ouvir o código morse e também seus instrumentos podem mudar, ficando assim:
O indicador FROM/TO define se você está indo para, com a seta para cima, ou se distanciando do VOR, com a seta para baixo.
Com o VOR sintonizado, você agora vai identificar a radial que quer usar para se aproximar. Em IFR, você encontra a radial nas cartas de aerovias ou cartas de aproximação. No VFR, você toma a radial considerando que se você estiver indo em direção ao VOR , e ela está ao seu Norte, você tem que seguir a radial 180º. Saindo do VOR na mesma proa, sua radial passaria a ser 360º.
Seguir o curso correto
Pense na radial como uma estrada e na agulha central como a faixa central da pista. Enquanto você estiver a direita da pista, a faixa central vai ficar mais à esquerda, e vice-versa. Corrija sua posição de acordo com o que mostrar no OBS.
A medida que você estiver se aproximando da estação VOR, pequenas alterações da proa vão alterar mais a agulha central.
Siga nossa Página e participe do nosso Grupo no Facebook!
A que distância estou do VOR?
É isso o que precisa para navegar corretamente com os instrumentos VOR.
É o primeiro tutorial de navegação que escrevo, por favor avaliem e me deem sugestões para os próximos! Boas navegações e ótimos voos!
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário! Colabore com sugestões ao post ou ao autor a melhorar nosso conteúdo. ;)